quarta-feira, 21 de maio de 2008

A onde a vaca vai...


Ontem, terça-feira, fim de tarde de um dia que teimava em não render. Na internet além do e-mail de trabalho, estava aberta a página de “O Globo” . O plantão acabava de informar que um avião da Pantanal havia caído e atingido um prédio em São Paulo. Poucos minutos depois a notícia é alterada e corrigida: na verdade uma fábrica de colchões estava pegando fogo. Nenhum avião, graças a Deus, fazia parte da história.
Depois, lendo alguns sites como o Portal Imprensa, vi que vários veículos foram na cola do que seria um furo da Globo News e acabaram por propagar uma notícia errada. Trabalho em um veículo de comunicação e sei o quanto há de pressão em cima dos profissionais e como o tempo teima em ser cada vez mais curto para executar cada vez mais tarefas. Mas sei também que desde as primeiras aulas na faculdade todos nós aprendemos que temos que respeitar nosso público, buscando sempre levar até eles a informação de maneira clara, objetiva e imparcial. Me deixa um pouco assustado erros como esse porque a internet e os canais de jornalismo 24 horas já deixaram de ser novidades há tempos aqui no Brasil. Erros assim não são tão raros e por isso devemos, logo, achar maneiras de evitá-los. Quer saber minha sugestão bem “inovadora”? Apuração. Vamos apurar meu povo, vamos apurar!!!
Agora vamos às observações, que estão quase do mesmo tamanho do texto... rs rs
Obs. sobre a foto: ia reproduzir aqui algumas páginas que mostram o que escrevi, mas o título do post me levou até essa vaquinha e, seduzido, optei por ela. Mas não vou deixá-los na mão: clicando no link do Portal Imprensa você confere as páginas.
Obs. sobre o título: vocês conhecem aquela música que Sílvio Santos adora cantar? Diz que “aonde a vaca vai, o boi vai atrás” ? É justamente para exemplificar o costume de quem segue o que os outros fazem. Sacaram?

Nenhum comentário: