sábado, 28 de junho de 2008

As dores ao ler um jornal

Início de um fim de semana que não prometia muito. Na verdade, não prometia nada. Mas eis que um amigo me liga com um convite: assitir “A ordem do mundo”, peça com Drica Moraes, em cartaz no Teatro Clara Nunes. Bom, aceitei. Afinal o espetáculo curtava R$55,00 e eu não ia desembolsar nenhum centavo pelo ingresso.
A peça narra a história de uma mulher que trabalha como pesquisadora/arquvista. Ela tem que ler umas trocentas edições de jornais para cumprir seu trabalho. Mas tudo com humor, muita crítica e esforço. Sim, esforço. Esforço para achar notícias que pudesem ser classificadas como positivas...Enquanto pilhas e pilhas de notícias ruins se multipilicavam a única de boas tava lá, minguadinha. Hum, será ficção?
Em alguns momentos temos ótimas frases, engraçadíssimas situações, mas na média o ritmo do espetáculo é lento. A direção e o texto não acompanharam a boa vontade da atriz. O resultado é interessante, mas o que me deixou sensibilzado foi o esforço de Drica Moaraes em encarar o desafio, afinal não é qualquer um que topa um monológo. De qualquer foma indico, ainda mais se você também não tiver que desembolsar as 55 pratas para entrar...rs
Mas o que mais gostei foram duas “descobertas”:
- A mulher da bilheteria: caramba, que pessoa simpática. É raro encontrar figuras como ela. Doce, gentil, solícita...única.
- A personalidade de Drica Moraes. Ela parece ser muito, muito gente boa. Após o fim do espetáculo fui lanchar. Depois fui agradecer a pessoa que consguiu o ingresso. Nesse momento chega atriz. Simpática e com um ótimo humor, cumprimentou a todos, bateu papo. Foram poucos instantes, mas o suficienta para me encantar por ela.

Nenhum comentário: