domingo, 25 de maio de 2008

Um sábado com a Mãe Natureza

Cachoeira Véu de Noiva, uma das surpresas do Parque

Visconde de Mauá, Princesa Isabel e, muitos anos depois, Carlos Soton. Hoje tive a oportunidade de conhecer o Parque Nacional do Itatiaia, que fica na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 1872, Princesa Isabel caminhava pelas trilhas deste lugar que é um verdadeiro paraíso. Até 1908 Visconde de Mauá era o sortudo dono daquelas terras, quando a Fazenda Federal as adquiriu. Mas foi somente em 1937 que o primeiro Parque Nacional do Brasil foi fundado, possibilitando assim que mortais comuns, como eu e você, pudessem conhecê-lo. Hoje, 71 anos depois, o lugar fascina a todos que têm o privilégio de visitá-lo.

Saindo da cidade do Rio de Janeiro são aproximadamente 2h30 até chegar ao Parna, como é chamado o Parque. Mas vale a pena a viagem, e muito. Já no caminho, na Rodovia Presidente Dutra, é possível esquecer dos problemas e ir se acalmando vendo todo o verde que começa a predominar após sairmos da região do Grande Rio.

O lugar é um dos mais belos que já conheci. Muita natureza, cachoeiras lindíssimas e visitantes “do bem”, sempre em alto astral. Isso foi uma das minhas surpresas lá: todos que conheci tinham um sorrisão no rosto e uma simpatia muito grande. Acho que toda essa atmosfera nasce da influência da natureza sob nós. Por tudo isso, não esquecem de trazer sua câmera e se certifiquem que terão bateria suficiente para um dia de muitas fotos. Esses registros vão servir para você compartilhar esse delicioso passeio com pessoas queridas, que lá, no meio daquele show da natureza, não saiam da sua cabeça. Porque lugares bons são assim: você está lá e lamenta não estar com aquele parente, amor, amigo ou até mesmo aquele amigo de corredor (*) ao seu lado.

Mas nem tudo nesta aventura ecológica são flores... Eu e meus companheiros de aventura decidimos voltar do Lago Azul, que na verdade é verde – mas lindo mesmo assim-, por outro caminho, afim de poder explorar mais o lugar. Resultado: andamos muito mais, nos perdemos e quando reencontramos o caminho estávamos a quilômetros do estacionamento....Mas, como terminou tudo bem, até isso virou uma experiência gostosa, que vai servir para colocar aquele sorrisinho no nosso rosto quando lembrarmos dessa aventura daqui algum tempo.

Mais informações sobre horário de funcionamento e preços, acesse o site do Parna. Lá há também dicas para que o passeio seja seguro e inesquecível.

(*) Amigo de Corredor é uma expressão que uso para falar de uma pessoa bacana e de alma que bate com a nossa, mas que devido a correria dos nossos dias nunca temos a oportunidade de conhecê-la melhor. Os encontros ficam restritos aos corredores do trabalho, da faculdade... Ah, se alguém já usa “amigo de corredor” antes do segundo semestre de 2007, avise que corrijo a autoria, ok?

4 comentários:

Mimi Sampaio disse...

Bom, o seu post sobre seu fim de semana ao ar livre está ótimo!!!
Assim que meu salário de estagiária permitir, farei uma visita a esse paraíso na Terra....Até lá, me contento c/ suas informações...rsrsrsrsrs

Viu....agora já deixei recadinho pra vc!!!
Bjus

O melhor da Baixada disse...

Valeu Mimi!!!
Guria, kd os doces!?
kkkk
Bjs

Unknown disse...

Ei! Ninguém mais "mora" nesse blog não?
Uma semana sem posts? Tsc, tsc, tsc...
Abraço, Soton! E espanta esse preguiça!!!

O melhor da Baixada disse...

AC, AC....
Uma pessoa que vai de carro para a academia, apesar dela ficar pertim de casa, vem me falar de preguiça???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abs, vlw pela visita, mesmo a casa estando meio vazia!